logo

English

Histórico

  • A ETP Engenharia é uma sociedade limitada fundada em Janeiro de 2000, registrada no CREA como Estaleiro de Construção Naval.

    A empresa iniciou suas atividades no reparo naval executando serviços de docagem e reparo em mais de 100 embarcações, as quais em sua maioria, embarcações de apoio marítimo às plataformas de petróleo.

    Posteriormente, em novembro de 2002, a ETP se dedicou, principalmente, à construção naval com um contrato para a construção de 10 (dez) catamarãs em alumínio para a Barcas S/A.

    Após o término da construção dos catamarãs, a ETP continuou as atividades na área naval construindo lanchas rápidas de alumínio para transporte de passageiros e praticagem com projeto próprio.

    Em Abril de 2009 arrendou áreas da RENAVE, na Ilha do Viana, local onde passou a operar na construção de embarcações em alumínio e aço.

    A ETP e RENAVE mantêm uma longa e frutífera parceria desde 2000, cujos contratos de arrendamento com duração até 2024.

    Em Junho de 2010, consolidando sua parceria com a empresa Camorim Serviços Marítimos Ltda., a ETP também arrendou uma parte da área das instalações da Camorim na Ilha da Conceição, onde constrói embarcações exclusivamente para esta, dentre elas um dique flutuante de 48m de comprimento, construído para atender às necessidades de ambas as empresas.

    Com o objetivo de melhorar a logística e aumentar a capacidade produtiva, em Junho de 2012 a ETP adquiriu uma área em Itaboraí, na qual foi implantada a ETP Indústria para suprir às necessidades operacionais da empresa, desenvolver novos produtos e atender à demanda de terceiros.

    Em 2016 a ETP se reestruturou com o objetivo de desenvolver novas áreas de atuação para atender aos crescentes desafios da indústria de O&G. Além da ETP Engenharia, ETP Estaleiro e ETP Indústria novas áreas de atuação foram criadas: serviços e produtos relacionados à construção de equipamentos subsea e módulos offshore, inteligência artificial para otimização de projetos de estruturas subsea (ETP Inteligência Artificial) e qualificação de materiais e equipamentos (ETP Qualificação).